Saúde investiga três mortes por suspeita de gripe A
Vítimas no Norte Pioneiro podem chegar a cinco. Além de dois casos confirmados na Regional de Jacarezinho, outros três estão sob análise na região de Cornélio
Cornélio Procópio e Jacarezinho - O número de mortes por gripe A (H1N1) poderá aumentar de dois para cinco no Norte Pioneiro com o aparecimento de mais três casos suspeitos na 18ª Regional de Saúde em Cornélio Procópio.
Na sexta-feira passada, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou as duas primeiras mortes na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. Os óbitos aconteceram em Ibaiti e Santo Antônio da Platina. O primeiro caso foi de um homem com 30 anos, portador de obesidade mórbida, que morreu no final de abril. A segunda vítima foi uma mulher de 45 anos, que apresentou os sinais da doença no final do mês passado e morreu há duas semanas.
O chefe da regional de Cornélio Procópio, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, diz que os casos suspeitos estão sendo investigados pela Divisão de Vigilância em Saúde e o resultado deve sair nos próximos dias.
Santos afirma que uma das formas de evitar o aumento do número de mortes por gripe A é a vacinação em massa ou, pelo menos, promover a ampliação dos grupos que são considerados prioritários: crianças, idosos e gestantes. Ele lembra que a vacinação em massa é indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor forma de prevenção, salientando que os casos de mortes na regional de Jacarezinho eram de pessoas que não estavam nos grupos prioritários.
Fonte: Folha de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário