Quem passou pela área central de Santa Cecília do Pavão esta semana percebeu a transformação no visual da cidade em função da sinalização de trânsito horizontal. A ação faz parte do projeto de implantação de sinalização viária urbana, iniciada em 2006 com a sinalização vertical (placas).
A Avenida Getúlio Vargas, centro comercial da cidade, ganhou um aspecto mais moderno. Outro trecho de grande movimento que melhorou o visual foi a Rua Marechal Floriano, esquina com a Jerônimo Farias Martins, próximo ao Banco do Brasil e Prefeitura.
Os alunos da rede pública também contam com mais segurança. A Rua Duque de Caxias, em frente à Escola Municipal Cícero Bittencourt Rodrigues; e Av. General Osório, em frente ao Colégio Estadual Jerônimo Farias, possuem faixas na saída dos estabelecimentos, obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade.
O Prefeito Edimar Santos explica que é preciso entender que as faixas de pedestres não servem apenas para mudar o visual da cidade. A partir de agora, o motorista deve ficar atento, respeitando a sinalização tanto horizontal como vertical, para não infringir o Código de Trânsito Brasileiro, pois a faixas foram pintadas seguindo padrão do DETRAN. Mas a atenção não é exigida somente do motorista. Os pedestres também devem se conscientizar e respeitar a sinalização.
“Sabemos que o Santa Cecília do Pavão é uma cidade tranqüila no que diz respeito ao trânsito, mas nem por isso devemos ignorar a sinalização. Ela tem a mesma finalidade que a de uma cidade grande: oferecer segurança. Cabe a cada um, motorista ou pedestre, respeitá-la”. Comentou o Prefeito.
Edimar explica, ainda, que a população é a grande beneficiária de todo esse projeto e por isso cabe a ela cuidar para que as regras de trânsito sejam respeitadas. A sinalização implantada também é uma grande aliada da Polícia Militar. Segundo o Comandante do Destacamento, Sargento Arley dos Santos vai auxiliar e muito no momento de cobrar mais disciplina dos motoristas. Sargento Arley observa, ainda, que outro ponto positivo é com relação à educação no trânsito, principalmente das crianças e adolesentes que vão crescer conscientizadas da importância do respeito às regras de trãnsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário