Prefeito Edimar Santos, concede entrevista para imprensa nacional |
Os prefeitos brasileiros estão aguardando ansiosos pelo evento, organizado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. O Prefeito retorna na quarta-feira (11), com saída as 18h48 do Aeroporto JK de Brasília
A Marcha deve acontecer baseada no tema Brasil: uma federação incompleta. Escolhido por fazer jus a uma antiga luta da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a de uma melhor definição do pacto federativo. A presidente Dilma Rousseff, estará presente. O encontro reunirá mais de quatro mil prefeitos para apresentar as reivindicações dos Municípios de todo o País e mostrar a difícil realidade que enfrentam.
Já consolidada como o maior encontro de autoridades políticas do país, a Marcha deste ano reveste-se de uma importância singular: estabelecer o relacionamento do movimento municipalista com o novo governo federal. Serão discutidos temas fundamentais para o aperfeiçoamento da federação brasileira e para a relação entre os entes que a constituem. Inserem-se neste contexto as principais reivindicações do municipalismo, tais como: a divisão dos royalties do petróleo e a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.
Essas e outras questões federativas, que ainda aguardam regulamentação, fazem-nos afirmar que o “Brasil é uma federação incompleta”, uma vez que o modelo federativo que está sendo implantado na prática sacrifica demasiadamente os Municípios com a constante transferência de atribuições sem o respectivo repasse dos recursos para custeá-las. O objetivo da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é avançar ainda mais na construção de um pacto federativo mais justo que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário